sábado, 24 de setembro de 2011

Meu relato sobre o 20 - Edilberto Bérgamo

(Foto - Leandro Vaz)

Nestes dias que antecederam o 20 de setembro, vivi a emoção que nossos antepassados também vivenciaram quando fizeram seu levante reunindo gaúchos por um mesmo ideal. O nosso “levante”, neste caso, um levante cultural, reuniu também gaúchos unidos por um  ideal : o de levar um pouco da Tradição Gabrielense até a cidade de Porto Alegre. Cada cavaleiro foi representando sua casta e seu torrão.
Na correria dos shows, pouco tempo tivemos para estar com nossos amigos na Cabanha Dom Dilon,  de propriedade de Anomar Danúbio Vieira, onde foi recebida toda esta gauchada, no dia  18 setembro, com um grande churrasco de confraternização. No período de 18 a 20 mantiveram-se acampados de onde saíram para o desfile.
Já na madrugada do dia 20 estavamos  no galpão, aprumando os cavalos para carregá- los, quando nos chegou a notícia que o caminhão não chegaria a tempo. Como em todo ‘levante’ umas coisas dão certo, outras nem tanto, sempre tem um que, na hora do “pega”,  “froxa” o garrão e não sustenta a palavra,  e neste caso foi o dono do caminhão, que por pouco não estragou o nosso desfile. Mas como escreveu o  Danúbio: ‘Não afroxemo nem nos lançante’; de pronto o Rafa e o Nenéu já estavam encilhando seus cavalos para fazer 25 km debaixo de chuva e honrar o compromisso firmado. Dom Ademar, na sua égua douradilha, certamente puxaria a ponta deste pequeno “destacamento”, cortando Viamão até o Parque Harmonia, com a bandeira de São Gabriel em punho, preciso fosse.
De última hora conseguimos um caminhão, infelizmente chegamos atrasados devido a este percalço, mas cruzamos a avenida emponchados, com o lenço rubro encharcado de chuva, pois Gaúcho e superior ao tempo.
 Me emocionei no dia e me emociono agora escrevendo estas palavras, lembrando cada olhar dos nossos amigos, cada sorriso e cada sapucay saltanto guela fora, arrepiando até o mais encarangado pela chuva.
Este e o meu relato do “20 DE SETEMBRO DE 2011” em Porto Alegre, o dia em que a nossa São Gabriel foi homenageada por alguns de seus filhos:
Ademar da Silva
Alex Silveira
André Oliveira
André Teixeira
Bruno Teixeira
César Oliveira (“gabrielense de coração”)
Edilberto Bérgamo
Erlon Saqueto
João Vicente
Leandro Vieira
Manuel Dias Rieth
Rafael de Sá Brito (“gabrielense de coração”)
Rogério Melo.

Edilberto Bérgamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário